A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) José dos Santos Costa, em Amarantina, foi inaugurada nesta quinta-feira (18). Resultado de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Ouro Preto e a pedreira Irmãos Machado, a estrutura vai beneficiar cerca de 5 mil moradores da região, oferecendo um atendimento mais qualificado ao paciente.
"Amarantina é o distrito de Ouro Preto que mais cresce, segundo o IBGE, e ganha uma UBS moderna e aberta para acolher a população. A Saúde está em alta no município de Ouro Preto", destacou o prefeito Angelo Oswaldo. O gestor também ressaltou que outras três grandes ações estão previstas no distrito: o desvio de caminhões, com a construção de uma ponte para escoar a produção da pedreira (obra financiada pela empresa e já liberada pelos órgãos competentes), a restauração da Matriz de São Gonçalo do Amarante e a instalação de um Centro Administrativo, aproximando o poder público da comunidade.
Com 420 m² de área construída, a UBS possui seis consultórios médicos, dois consultórios ginecológicos e dois consultórios odontológicos para atuação de duas equipes de Saúde da Família. Além disso, uma sala foi disponibilizada para o funcionamento da farmácia, onde o enfermo pode retirar os medicamentos prescritos logo após a consulta e sem custo.
A unidade também possui salas de vacinação, observação, raio-X odontológico e enfermagem. Além de almoxarifado, central de materiais esterilizados, banheiros e copa. “A antiga unidade de saúde do distrito possuía sérios problemas estruturais. Hoje, conseguimos entregar uma UBS como poucas, que deve atender 80% das demandas das comunidades”, ressaltou o secretário de Saúde, Leandro Moreira.
A articulação para a construção do prédio iniciou em 2021 e foi efetivada em 2023, quando iniciaram as obras. “O município sozinho não consegue entregar tudo que a população precisa. É por isso que essas parcerias são muito importantes. Entregamos mais um equipamento público, de qualidade e à altura da comunidade”, afirmou o chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni.
A UBS está localizada na Rua Ouro Branco, nº 21 e também acolhe moradores de Maracujá, Coelhos, Vale do Tropeiro e Riacho. O financiamento da obra é da pedreira Irmãos Machado e a execução é da Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP). A empresa Frantec Engenharia foi contratada para realizar a construção. O imóvel foi doado por José Dias.
Também estiveram na cerimônia, a vice-prefeita Regina Braga, a secretária adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, o secretário de Obras, Franklin Evangelista, representantes do Legislativo e da pedreira Irmãos Machado, colaboradores da unidade de Saúde e membros da comunidade.
Homenageado
José dos Santos Costa foi colaborador na pedreira Irmãos Machado, reconhecido pelo comprometimento com o trabalho e pelo respeito para com o próximo. Ele faleceu em 2022.
Texto: Marília Mesquita
Revisão: Greiza Tavares