Notícia publicada em 19/11/2025
por André Silva
A Prefeitura de Ouro Preto encerrou, na quarta-feira (05), a 5ª edição do programa “Trabalhando com Saúde, Segurança e Qualidade de Vida: Movimentando Vidas”, a segunda consecutiva no formato “Desenvolvimento de Gestores”. A cerimônia de encerramento foi realizada no auditório da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e contou com a presença de autoridades municipais e convidados.
O evento reuniu a secretária de Planejamento e Gestão, Aline Eduardo, o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, e a subcorregedora da Controladoria-Geral do Município, Danielle Moreira. A programação teve como destaque a palestra “Equilíbrio Emocional para Liderar”, ministrada pela coordenadora de Saúde Ocupacional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Andréa Lopes, e a entrega de certificados aos participantes.
Imagem por: Prefeitura de Ouro Preto.
Para o prefeito Angelo Oswaldo, o programa possui um caráter transformador. “O curso para líderes do funcionalismo da Prefeitura de Ouro Preto visa movimentar a nossa casa e os funcionários, para que as metas principais sobre acolhimento, atendimento, bom convívio, boas relações entre servidores e servidoras sejam alcançadas e todos nós, em conjunto, possamos servir ao nosso chefe, que é o povo de Ouro Preto”, ressaltou.
Imagem por: Prefeitura de Ouro Preto.
O projeto é conduzido pela diretoria de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), da Secretaria de Planejamento e Gestão, sob coordenação de Vanessa Dias. Essa edição teve início em 27 de agosto, com o encontro de integração “Fui convocado, o que isso significa?”. As atividades começaram oficialmente na semana seguinte, em 3 de setembro, e se estenderam por dez encontros semanais, sempre às quartas-feiras.
De acordo com a assistente social da SSO, Fabiana Fonseca, o programa é voltado à reflexão sobre o papel do gestor e ao desenvolvimento de práticas mais empáticas e colaborativas no ambiente de trabalho. “Os participantes foram convidados a voltar um olhar sensível para si mesmos e, a partir disso, pensar em instrumentos para criar uma ponte harmoniosa com suas equipes”, frisou.
A edição contou com 36 participantes de diferentes secretarias, sendo quatro delas inéditas no formato Desenvolvimento de Gestores: Obras, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Controladoria-Geral e Procuradoria-Geral. Além de ampliar o alcance do programa na administração municipal, a atividade revisitou secretarias que já haviam participado da edição anterior, como Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação, Saúde e Segurança e Trânsito.
Imagem por: Prefeitura de Ouro Preto.
Durante a formação, servidores da Prefeitura de Ouro Preto, de diferentes cargos, e instrutores internos, como procuradores, psicólogos e pedagogos, atuaram como palestrantes. O ciclo também contou com a colaboração de professores da UFOP, que contribuíram com abordagens voltadas ao fortalecimento das práticas de liderança e à valorização do serviço público.
A proposta do formato é oferecer suporte aos gestores na condução de equipes, reconhecendo os desafios do dia a dia e fortalecendo competências como empatia, equilíbrio e preparo técnico. Após o encerramento da 5ª turma, a equipe psicossocial da Saúde Ocupacional realiza avaliações individuais para a escuta ativa do servidor sobre feedback e reflexão do processo coletivo, permitindo uma construção colaborativa para as próximas edições.
As fotos dessa edição já estão disponíveis, clique aqui para acessar.
Revisão: Victor Stutz