Notícia publicada em 19/12/2025
por Marília Mesquita

Foi instituída a Comissão Especial para a elaboração de Projetos de Lei que visam garantir benefícios para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Ouro Preto. O prefeito Angelo Oswaldo assinou o Decreto nº 9.093, na quinta-feira (18), no auditório da Prefeitura.
Com o ato normativo, estão previstas a construção do estatuto da GCM, com a proposta do plano de cargo, carreira e vencimentos da categoria, além do código de conduta dos agentes e das atribuições e competências da corregedoria. “Depois do concurso público e da recomposição dos nossos quadros, nós vamos promover as melhorias salariais e a progressão de carreira da Guarda Municipal”, ressaltou o prefeito.
De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos, esse é mais um passo na reestruturação da GCM. “Com a aprovação do Estatuto, a Guarda Municipal terá mais condições de entregar serviços de qualidade para o cidadão”, concluiu. A ação também envolveu as secretarias de Governo e Planejamento e Gestão.
Criação e reestruturação
A Guarda Civil Municipal de Ouro Preto foi criada em 2006 pelo prefeito Angelo Oswaldo. Em 2024, o gestor nomeou quase 70 novos agentes para garantir efetividade no trabalho da corporação, que atua no patrulhamento de ruas, no apoio aos eventos, no controle e fiscalização do trânsito e em outras atividades cotidianas da cidade.
Texto: Vanência Magela
Revisão: Vixtor Stutz