Ouro Preto foi contemplada com R$ 41,8 milhões para investimentos no patrimônio cultural, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O anúncio foi feito na quarta-feira (10), durante uma cerimônia realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Congonhas.
Na cerimônia, o prefeito Angelo Oswaldo assinou o Termo de Compromisso e recebeu um cheque simbólico com o valor dos recursos pelas mãos do presidente do Iphan, Leandro Grass.
O valor adquirido será destinado para um conjunto de obras voltadas para a preservação de monumentos, edificações históricas e espaços urbanísticos. Cerca de R$ 1,5 milhão está previsto para a restauração da Igreja de São Francisco de Assis, um dos principais cartões-postais da cidade e obra-prima do mestre Aleijadinho.
Outros templos contemplados são a Igreja de São Francisco de Paula e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima). O novo aporte reforça o trabalho em prol da preservação do patrimônio da cidade, que em 2025 celebrou os 45 anos do título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Texto: Marília Mesquita
Revisão: Victor Stutz